Agora os dias já estão a ficar mais fresquinhos e a chuva nem sempre nos deixa fazer sessões no exterior. No entanto, mesmo com o tempo solarengo quando se trata de fotografar famílias com bebés pequenos recomendo sempre que as sessões sejam feitas em casa. Afinal é lá que está tudo à mão para satisfazer as suas muitas necessidades. Pode-se fazer todas as pausas que forem precisas para alimentar o bebé, para lhe trocar a fralda, para dormir uma sesta ou para acalmar o seu choro. Tudo isto num contexto que lhe é familiar, de modo a que a sessão não seja um momento de tensão mas sim um momento relaxado e descontraído.
Para além destas razões há uma outra à qual dou particular atenção. Para mim uma sessão fotográfica é sobretudo uma oportunidade para registar memórias reais. Ora grande parte da vida familiar passa-se em casa, e com um bebé pequeno a casa é o ninho, o lugar do aconchego. Por isso parece-me natural que seja aí que sejam registados esses pequenos instantes de cumplicidade entre todos, as primeiras roupas do bebé, o quarto que será sempre a ser mudado à medida que crescem… Aquilo que queremos recordar mais tarde quando olharmos para estas fotografias.
Acho que a sessão que partilho agora representa muito bem aquilo que acabei de dizer. Está lá tudo: o carinho, a cumplicidade, a descontração de quem está no aconchego da casa. E que família bonita! Será que sou só eu que fico enternecida com estes mimos entre irmãos, entre pais e filhos, e com a certeza que serão sempre uma família muito unida e feliz?